Palavra de Encerramento do NÃO-Encuentro 2012
17-25 de março de 2012
Queridas e queridos amigos e colegas:
Ao encerrarmos o NÃO-Encuentro 2012, gostaríamos de agradecer a todos pelo seu bom humor, sua paciência e sua participação no que foi um evento maravilhoso, marcando o Encuentro que a Universidad del Claustro de Sor Juana (UCSJ) cancelou. Durante a última semana, recebemos notícias e comentários de centenas de vocês, alguns por e-mail, outros por Facebook, outros por Twitter. Durante esses dias, nós compartilhamos nossa indignação, nossa criatividade e nossas risadas. O NÃO-Encuentro incluiu performance extraordinárias, que serão arquivadas no nosso website junto com as dos Encuentros anteriores. A dupla canadense 2Boys.tv contribuiu com um emocionante vídeo sobre os melhores momentos do NÃO-Encuentro. A fabulosa Fabi Fernández, do Tercer Impacto (Fulana), entrevistou os participantes. Sor Presa nos deleitou com suas travessuras. A artista argentina Diana Raznovich nos enviou uma charge maravilhosa, e Agneshka Ay Qué Cruz respondeu em verso à retórica duvidosa de suas madres superiores. A professora Ariel Speedwagon, ex-aluna do EMERGENYC, apresentou uma palestra reflexiva sobre a palavra “NÃO”, e o maravilhoso conjunto do Bronx, UNIVERSES, cantou no santo dos santos do Hemi NY. O anúncio satírico do prêmio Águilla Azteca foi cortesia dos especialistas em “correção de identidade”, The Yes Men, mas nós não podemos revelar a procedência do maravilhoso website apócrifo do Claustro (cujo lema citava o livro de La Congelada de Uva, Saber EScoger). O principal ingrediente disso tudo foi, obviamente, a sua participação e entusiasmo. Os seus comentários nos fizeram refletir sobre o tema da censura, a importância da liberdade acadêmica e as insidiosas repercussões que a pressão governamental pode ter sobre a expressão artística e acadêmica. Em resumo, muitos artistas nos desafiaram a imaginar a performance e a política na esfera virtual do NÃO-Encuentro.
Seria impossível deixar de agradecer a UCSJ, os nossos não-anfitriões desse maravilhoso não-evento, que também participou, escrevendo cartas para os editores de La Jornada, e-mails pessoais a membros do Instituto Hemisférico, enviando mensagens de seus advogados, e até mesmo mudando o endereço e o design do seu website! A sua criatividade se manifestou na sua interpretação dos acontecimentos e nos floreios artísticos que adornaram todas as suas declarações. Sem o seu dom único de extrair o pior de uma coisa boa, nada disso teria sido possível.
Encorajamos a todos a visitarem a página permanente do NÃO-Encuentro 2012 (em construção), assim como a página do Instituto Hemisférico no Facebook para ver os eventos da semana e seguirem os comentários do público.
Mais uma vez, agradecemos a todas e todos pela sua participação, e juntem-se a nós em agradecer a todos que fizeram esse NÃO-Encuentro possível.
Esperamos vê-los em nosso próximo Encuentro do Instituto Hemisférico.
Um grande abraço,
Diana Taylor e equipe do Hemi