DONATE

Verão de 2013: Arte e Resistência

29 de julho a 17 de agosto de 2013
San Cristóbal de las Casas, Chiapas, México

Curso ministrado por Diana Taylor
Oficina conduzida por Jesusa Rodríguez e Jacques Servin
Módulo de fotografia ministrado por Lorie Novak

Get the Flash Player to see this player.

Este curso explora as diversas maneiras em que os artistas e ativistas utilizam a arte (performance, pinturas murais, grafite, escrita, música) para fazer uma intervenção social nas Américas. Iniciamos o curso examinando várias teorias sobre a arte e o ativismo (Brecht, Boal, Buenaventura, Ngugi wa Thiong’o e Foucault, dentre outros) e, em seguida, enfocamos temas ligados ao agenciamento, espaço, evento e audiência em relação a grandes movimentos políticos (revolução, ditadura, democracia, globalização e direitos humanos) na visão da obra de proeminentes especialistas.

A parte teórica do curso, ministrada por Diana Taylor, manterá um diálogo ativo com o seu componente de pesquisa baseada na prática. Jesusa Rodríguez estará liderando uma oficina de performance intensiva de uma semana, que culminará em uma ação pública, a qual constituirá parte integrante do curso. Jacques Servin, do Yes Men, também irá participar, oferendo uma palestra e um laboratório,e Lorie Novak vai liderar o componente de mídia digital do curso. Performances, mostras de vídeo, palestras por profissionais convidados e visitas ao FOMMA, ao Chiapas Media Project, a uma comunidade Zapatista e a outros projetos ativistas darão uma dimensão adicional às questões levantadas pelas leituras e discussões teóricas. Os estudantes serão estimulados a explorar possibilidades para a pesquisa baseada na prática, a desenvolver os seus próprios focos de pesquisa e a compartilhar o seu trabalho numa apresentação final.

Nós convidamos os estudantes de todas as instituições membros do Instituto Hemisférico a candidatar-se. Os estudantes da NYU que fizerem o curso poderão receber 4 créditos de pós-graduação através do Departamento de Estudos da Performance e os estudantes de outras instituições que fizerem o curso poderão obter crédito como um estudo independente em suas respectivas universidades. Os estudantes de instituições não membros serão considerados para a admissão, mas terão prioridade os estudantes de pós-graduação de instituições membros.

Este curso requer fluência em inglês. Conhecimento de espanhol é um bônus. Recomenda-se que os estudantes tragam laptops e câmeras digitais para utilizá-los em seus projetos.

Taxa de laboratório

Uma taxa de laboratório será aplicável a todos—$1000* para estudantes nos E.U.A., Canadá e Europa e $250* para os estudantes na América Latina. Apesar de os custos com moradia e viagem serem adicionais, o Instituto Hemisférico está negociando custos bem razoáveis para alojamento e refeições. Todas as despesas locais (performances, palestras, viagens locais, etc., serão cobertas pela taxa de laboratório).

*O pagamento pode ser efetuado por meio de cheque ou cartão de crédito. Pagamentos efetuados com cartão de crédito estarão sujeitos a uma taxa de processamento de 3%.

Faça o download do panfleto do curso (pdf)  *(ATUALIZADO EM FeVEREIRO DE 2013)

Pedido de Inscrição

icon Chiapas Course Application 2013 (ENG) (237.57 kB)

icon Chiapas Course Application 2013 (ESP) (270.83 kB)

icon Chiapas Course Application 2013 (POR) (262.09 kB)

Prazo para solicitar inscrição: 7 de abril de 2013

Para outras informações: hemi.courses@nyu.edu