DONATE

Encontro

A cada dois anos, o Instituto Hemisférico organiza um Encuentro—parte conferência acadêmica, parte festival de performance—em um local diferente nas Américas. Promovendo a experimentação, o diálogo e a colaboração, cada Encuentro reúne aproximadamente quinhentos acadêmicos, artistas, ativistas e estudantes que participam de um programa de dez dias de palestras, grupos de trabalho, performances, instalações, discussões em estilo mesa redonda, exposições de artes visuais, mostras de vídeo e oficinas práticas de performance. Foram tópicos temáticos dos antigos Encuentros: “Performance e Política nas Américas” (2000); “Memória, Atrocidade e Resistência” (2001); “Globalização, Migração e a Esfera Pública” (2002); “Espetáculos de Religiosidades” (2003); “Performance e ‘Raízes’: práticas indígenas contemporâneas e mobilizações comunitárias” (2005), “Corpolíticas/Body Politics: formações de raça, classe e gênero nas Américas” (2007); “Cidadanias em Cena: entradas e saídas dos direitos culturais” (2009); “Cidade | Corpo | Ação: a política das paixões nas Américas” (2013), “MANIFESTA! Coreografando movimentos sociais nas Américas” (2014); e “eXcêntrico: dissidência, soberanias, performance” (2016).


Palestras

Acadêmicos e artistas são convidados pelo Encontro para apresentar palestras na intenção de circunscrever conceitualmente nossas discussões, situar o tema principal a partir de contextos específicos e alargar os debates no campo de estudos. Tradução simultânea é disponibilizada ao público de modo que as discussões sejam acessíveis em inglês, português e espanhol. Estas palestras também já apareceram em edições especiais de nossa publicação eletrônica e-misférica.

Performances, Instalações e Artes Visuais

Os Encontros incluem uma grande variedade de performances diárias, onde grupos e artistas individuais de vários pontos do continente apresentam seus trabalhos de teatro, música, dança, arte de performance, intervenção pública, poesia oral, ações online, números de bar/cabaret etc. Instalações multimídia e de artes visuais também são organizadas e muitas exibidas durante toda a duração do Encontro.

Oficinas

Durante os primeiros cinco dias do Encontro, artistas convidados ministram oficinas práticas de performance aos participantes, por três horas diárias nas manhãs. Temas de oficina cobrem práticas em artes cênicas e visuais, como dança, criação de máscaras, técnicas de performance solo, capoeira, fotografia digital, 'hacktivismo' eletrônico, pintura de murais etc.

Mesas Redondas

Discussões em mesa redonda permitem que acadêmicos, artistas e ativistas políticos juntem-se no engajamento de diversos diálogos a respeito de temas relevantes para si e outros participantes no Encontro.

Mesas Longas

Concebido por Lois Weaver, o projeto Mesas longas experimenta com a participação e engajamento público por meio da recuperação do ambiente de uma mesa de jantar como um fórum público e do estímulo a conversas informais sobre assuntos sérios. Toda e qualquer pessoa é bem-vinda para sentar-se à mesa, fazer perguntas, opinar, deixar comentários escritos na toalha de papel sobre a mesa ou simplesmente sentar-se, observar e ouvir. 

 

Grupos de Trabalho

Nossos grupos de trabalho emergiram como alternativa aos paineis acadêmicos tradicionais, facilitando a criação de um espaço crítico onde explorar mais profundamente questões relacionados ao tema do Encontro. Em vez de apresentar artigos individuais, os membros de cada grupo de trabalho usam nossos fóruns online para ler e comentar os textos individuais entre si antes do Encontro, e usam a oportunidade do encontro face-a-face para discutir o tema geral do grupo a partir de questões e/ou métodos (performativos) alternativos. Os grupos são encorajados a continuar colaborando para além do espaço temporal do Encontro.

2016 | Santiago, Chile

2014 | Montreal, Canada

2013 | São Paulo, Brazil 

2012 | No-Encuentro

2009 | Bogotá, Colombia

2007 | Buenos Aires, Argentina

2005 | Belo Horizonte, Brazil

2003 | New York City, United States

2002 | Lima, Peru

2001 | Monterrey, Mexico

2000 | Rio de Janeiro, Brazil

Contato

Marlène Ramírez-Cancio
Diretora Associada de Artes e Mídia
Tel: 212.998.1631
Fax: 212.995.4423
Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Instituto Hemisférico de Performance e Política
New York University
20 Cooper Square, 5th Floor
New York, NY 10003
Estados Unidos